Começar o seu negócio de dentro de casa é sempre uma boa opção, principalmente para quem não tem muito dinheiro, ou seja, capital, para investir nesse tão desejado sonho de empreender, ou ser seu próprio patrão!
Aproveitar a quarentena, é uma ótima ideia para aproveitar o tempo em casa e começar a fazer e vender!
E para começar é simples, só seguir os 6 passos abaixo que podemos dizer quer você tem o necessário para rodar seu negócio de casa:
1. Define o produto que você quer vender;
2. Testa e padroniza;
3. Calcula o preço;
4. Capricha em uma boa foto (te ajudo com o e-book gratuito - me chama no whats - ou cursos completos te ensinando Curso Foto com Celular)
5. Avisa seu amigos e grupos da região;
6. Produza e entregue ao cliente!
Agora quer saber mais sobre como manter esse negócio funcionando?
Eu mesma comecei a empreender na confeitaria dentro de casa em um período de crise no mercado: já vinha estudando confeitaria a algum tempo, e após 7 anos de mercado e formada em marketing e administração me aventurei a empreender, e comecei assim, da cozinha de casa.
Mas sabe o que me chamou a atenção?
Desde que comecei, me deparei com várias confeiteiras e outros negócios na alimentação abrindo e fechando aqui na minha região. Falo de confeiteiras, por que sempre foi o segmento que mais me chamou atenção e sempre estive acompanhando.
Mas sei que dentro dessa área de produção de comidas em casa, tipo marmitas, alimentos saudáveis, enfim, linha de comida e alimentos o mesmo acontece: pessoas começam um negócio já que é fácil de começar a empreender de casa, afinal, o investimento é baixo e temos o que precisamos: cozinha equipada com fogão, forno, batedeira, liquidificados, geladeira...
Mas a realidade, é que poucos crescem ou conseguem manter seu negócio rodando. Isso, infelizmente, é uma realidade no Brasil.
E por que isso acontece?
Ouso dizer que o problema já começa no básico, é um grande fator decisivo para prosperar o negócio: escolha do produto que você vai vender e erros ao calcular o preço! - Ao menos no ramo da confeitaria artística, me arrisco dizer que esse seja um dos principais motivos. – Te conto mais sobre isso aqui nesse post aqui: 5 PERGUNTAS PARA SABER SE A CONFEITARIA ARTÍSTICA É PARA VOCÊ.
Custo x3 ou MARKUP x3
Sim, na faculdade tive pelo menos 2 semestres de uma matéria que só ensinava a calcular o preço de produto. Então você pode imaginar que ao ouvir algo do gênero como “pega o valor dos ingredientes e faz vezes 3, ai você chega no seu preço de venda” – o tal do “mark-up x3”, me dá um arrepio inteiro que corre minhas costas inteira - por que esse método funciona, mas não sustenta nem faz seu negócio crescer! Por isso que as pessoas fazem desse jeito e não saem do lugar com seus negócios.
Precificação, ou seja, saber calcular o preço do seu produto é SEM SOMBRA DE DÚVIDAS um dos temas mais importante: se você não está calculando o preço de uma forma adequada, ou seja, considerando custos fixos, operacionais, valores para fazer reinvestir e pro labore, não tem clareza da diferença entre custo, lucro e faturamento, você pode fazer parte desse time que não vai passar de 2 anos tendo seu negócio.
POR QUE PESSOAS COMEÇAM SEU NEGÓCIO DE CASA E DESISTEM?
PREMISSA BASE: VOCÊ PRECISA VER O QUE FAZ COMO UM NEGÓCIO
Você primeiro precisa realmente enxergar o que está fazendo como um NEGÓCIO, ou seja, você não está “só fazendo uns brigadeiros para fora” ou “só fazendo um bolinho para vendar para as amigas”! Não!
Você está construindo seu negócio profissional! E a diferença desse ponto de vista, que está realmente nos pequenos detalhes, é o que deixa de ser amador e te torna profissional.
Mas além de ver essa produção dentro de casa como um negócio profissional, assim como qualquer empresa próspera e lucrativa, de micro, pequeno ou grande porte, você precisa ter 3 atitudes que vão fazer toda a diferença: ser planejado, organizado e disciplinado.
Arrisco dizer também que quem acha que fazer o negócio prosperar é só ficar na cozinha, ou seja, na produção, já está fazendo errado.
A parte do planejamento é o que vai nos dar um norte, ou seja, é o seu plano para alcançar o seu sonho, o seu objetivo. É o seu GPS, tipo de carro mesmo: de onde eu vim, aonde eu estou e aonde quero chegar.
Por exemplo, Dona Maria é funcionária e trabalha no mercado, mas quer começar a vender biscoitos e vai produzir na sua cozinha de casa. O sonho dela é viver dessa produção, e para isso ela tem que conseguir colocar no bolso, o equivalente ao seu salário de 3.000. Ela pode não saber ao certo como chegar de A (começar a produzir e vender) a B (conseguir largar seu emprego e viver do seu negócio), ou seja, começar a produzir até ter um lucro de 3.000, mas temos que ter um plano para Dona Maria alcançar seu sonho de chegar de A a B.
Esse plano é o que costumamos chamar de Plano de Negócio, onde definimos preços, quantidade necessária para venda para ter esse lucro, e no Plano de Marketing entendemos melhor para quem e como vamos vender.
E por que as pessoas normalmente não crescem seu negócio e desistem? Simplesmente porque elas não fazem nenhum desses planos.
Mas o que é um Plano?
Quando falamos assim de planos e planos, parece tudo tão distante né? Mas vou te facilitar a vida.
O plano é assim: imagina que temos uma receita de bolo com um passo a passo que temos seguir: separar e pesar os ingredientes, misturar os ingredientes na ordem certa e assar. Ou seja, nos seguimos o plano ou receita para ter um bolo delicioso. Mas na confeitaria temos um ambiente controlado, ou seja, temos uma balança para pesar todos os ingredientes, temos um forno que controlamos a temperatura, ou seja, temos o controle da situação, o que faz com que essa combinação de: ingredientes + ação: asse um bolo delicioso.
Já para um plano de negócio existe também esse passo a passo que você tem que seguir: definir o produto, calcular o preço, caprichar na divulgação, entender para quem você vai vender entre outras tarefas dessa lista de "passo a passo".
Mas diferente da confeitaria onde toda receita é muito precisa e temos o ambiente controlado, quando falamos de plano de negócio, muitas vezes é necessário ajustar o plano ao longo do percurso, afinal, não temos aquele ambiente controlado, mas sim temos interferências do tipo: convencer pessoas a comprar seu produto, fatores econômicos do tipo, se as pessoas estão empregadas ou tendo alguma fonte de renda e tem dinheiro para comprar seu produto, enfim, outras influências que nos faz ter que entender e conhecer a necessidade das pessoas que vão comprar e ajustar o plano ao longo do percurso.
Mas se você chegou até aqui, sonha em empreender e quer começar um negócio na cozinha e não faz a menor ideia de como começar a tirar o seu plano do papel, ou se quer sabe como começar a desenhar?
Tenho uma notícia boa para você! Eu posso te ajudar com esse Plano, principalmente se esse plano for para trabalhar com comidinhas deliciosas!! Alias, ajudar os outros é uma das minhas principais habilidades.